All works © 2012-2019 Christian Fontana. All rights reserved.

Do not reproduce without the expressed written consent of Christian Fontana.

ABTO: ENTERRO DO BENTLEY

Infelizmente, é mais fácil se chocar com o enterro de um carro de luxo do que com o enterro de órgãos que podem salvar várias vidas. Para mudar isso, Chiquinho Scarpa postou no Facebook que iria enterrar seu Bentley de 1 milhão de Reais. A repercussão foi incrível e a mídia criticou fortemente a decisão do Conde, fazendo involuntariamente uma campanha integrada de 50 milhões de Reais de graça para a ABTO, que atingiu mais de 172 milhões de pessoas somente nas redes sociais. No dia do enterro, com a imprensa em peso cobrindo o funeral e o transmitindo ao vivo para todo o país, a ação foi revelada, abrindo a Semana Nacional de Doação de Órgãos. Em 1 mês, as doações de órgãos aumentaram 31,5%.

 

 

 

AGFF: ESCREVA O FUTURO DO FUTEBOL FEMININO

​O futebol feminino tem apenas 0,5% do patrocínio do futebol masculino. Como chamar atenção para isso em plena Copa do Mundo? Fizemos uma paródia da maior campanha de Copa do Mundo de todos os tempos: “Write The Future”, da Nike (veiculada no Brasil como “Escreva o Futuro”). No lugar da superprodução milionária e glamurosa com os maiores astros do futebol masculino mundial, fizemos uma versão do filme à altura da falta de patrocínio do futebol feminino – uma produção fundo-de-quintal, tosca e amadora, com jogadoras mulheres desconhecidas. Veja abaixo o videocase, com a tela dividida mostrando ao mesmo tempo cenas do original e da parória. E logo abaixo do videocase, assista à nossa paródia na íntegra.

COCA-COLA: GOL-Ô-Ô-Ô-OL

​Criamos uma mídia que não existia: em todos os jogos do Campeonato Brasileiro de 2010 transmitidos pela Band, o gol foi comemorado de um jeito diferente - em vez do tradicional grito de gol dos locutores, ouvimos o jeito Coca-Cola de gritar gol. As torcidas passaram a reproduzir o grito Coca-Cola nos estádios. E o jingle da Coca-Cola para a Copa 2010, que tem como refrão o novo grito de gol, deixou de ser um jingle e virou uma música de verdade, que passou a ser uma das mais pedidas nas rádios e se tornou a trilha da Copa no Brasil - tomando o posto da música oficial do evento, da cantora Shakira.

1/1

COCA-COLA: OLA

Um painel de 16 metros nas estações de metrô Vila Mariana e Jabaquara de São Paulo levou o espírito da Copa do Mundo para mais de 270 mil pessoas por dia durante 2 meses.

1/1

COCA-COLA: COFRE

​No começo de 2010, a Coca-Cola trouxe a taça oficial da Copa do Mundo para uma turnê no Brasil - é o "Trophy Tour." Antes do evento ser anunciado, um teaser causou barulho na Praia de Copacabana no Rio de Janeiro e na Praça do Patriarca, no centro de São Paulo.

1/1

THOMPSON: OLHAR DAS MARCAS

​Exposição gratuita na Cinemateca Brasileira em que embalagens de produtos de todos os clientes da Thompson foram transformadas em máquinas fotográficas, com a técnica "pinhole". 23 dos maiores fotógrafos brasileiros registraram o olhar de marcas como Coca-Cola, Ford, Nestlé e Band-Aid com essas câmeras inusitadas. A exposição, que ficou 1 mês em cartaz, foi indicada por todos os guias de entretenimento de São Paulo e foi notícia na TV, nas revistas e nos jornais - gerando uma mídia espontânea de 1 milhão de Dólares para todos os clientes da agência e para a própria Thompson.

1/1

SHELL: PÔSTER DE ÓLEO USADO

​A Shell recicla todo o óleo velho descartado nas trocas feitas nos seus postos. Mas ninguém sabia disso. Com uma simples tela de silk-screen e usando o óleo velho no lugar da tinta, os fregueses que fizeram a troca de óleo na Shell viram seu lixo virar arte ali mesmo, no posto, logo após o serviço.

1/1

HOTEL EMILIANO: O CARDÁPIO QUE VIROU LIVRO

Fizemos um cardápio-livro para o restaurante do Hotel Emiliano: cada prato tem um conto a seu respeito. E o tempo de leitura dos contos é o mesmo que o prato leva para chegar à mesa.​ Para ler um dos contos,

1/1

TRIDENT: TRADUTOR DE RISADAS

Criamos uma maneira de interagir com o público de Trident, os adolescentes, no momento que eles estão fazendo o que mais gostam: batendo papo com os amigos na internet.

FORD: NEW FIESTA STORIES

​Primeiro carro lançado no Facebook no Brasil.​

 

Pessoas comuns foram abordadas de repente e convidadas para entrar em um New Fiesta que as levaria para um lugar surpresa. Um fã de cinema foi parar num set de filmagens para fazer seu próprio filme; um grupo de amigos que jogava bola juntos foi jogar no estádio do time deles; dois homens que estavam comprando aquários numa pet shop foram mergulhar com tubarões. Ao todo, foram 12 histórias - as "New Fiesta Stories", contadas no Facebook e com teasers de 30 segundos na TV chamando para a internet. Uma campanha integrada que fez o New Fiesta ter a maior página de carros do Brasil, com 5 vezes mais fãs do que o segundo colocado, e entrar no Top 3 de buscas no Google sobre carros.